NOTÍCIAS IMPRENSA CONTATO
INFRAESTRUTURA
Por: Melissa Bulegon - MTE 11.607
22.03.2016 - 06h:17min
 
Sossella celebra instalação da Comissão Especial dos Municípios Sem Acesso Asfáltico
Sossella ressaltou luta em sua trajetória (Foto: Wilson Cardoso)
O deputado estadual Gilmar Sossella (PDT) celebrou nesta terça-feira (22) a instalação da Comissão Especial dos Municípios Sem Acesso Asfáltico, que será presidida pelo parlamentar na Assembleia Legislativa. O ato na sala da presidência do Parlamento contou com a presença do chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi; do secretário dos Transportes, Pedro Westphalen; da presidente da Assembleia, Silvana Covatti (PP); do presidente da Associação Gaúcha de Municípios, José Scorsatto; além de deputados, prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e demais convidados.

“Teremos 120 dias para realizar nossas atividades. Hoje, são 79 municípios que ainda não contam com pavimentação. Queremos identificar um a um os problemas que trancam o desenvolvimento destas obras. Para tanto vamos requisitar, junto aos órgãos de Estado responsáveis, a atual e real situação dos contratos de construção dos acessos asfálticos, e qual a dependência econômica para as suas conclusões”, destacou Sossella.

De acordo com o parlamentar, a partir de agora serão feitas reuniões para levantar a situação de todas as comunidades que buscam pelo acesso asfáltico. Também fazem parte da Comissão os deputados Altemir Tortelli (PT), Zé Nunes (PT), Vilmar Zanchin (PMDB), Sérgio Turra (PP), Gilberto Capoani (PMDB), Eduardo Loureiro (PDT), Adolfo Brito (PP), Liziane Bayer (PSB), Juliano Roso (PCdoB), Ronaldo Santini (PTB) e Zilá Breitenbach (PSDB).

Durante o ato de instalação, o parlamentar trabalhista recapitulou a luta de quase duas décadas em prol do tema. Durante o período como presidente da Famurs, nas gestões 2003/2004 e 2004/2005, ao lado do então prefeito Heitor Álvaro Petry, Sossella criou a Comissão Permanente de Articulação dos Municípios Sem Acesso Asfáltico que visava e ainda busca, de forma conjunta, encontrar alternativas para o asfaltamento das 124 comunidades que na época não tinham nenhuma ligação pavimentada, ou seja, mais de 24% do total de municípios do Estado.

Em 2008, já como deputado estadual, Sossella instalou a Comissão Especial dos Municípios Sem Acesso Asfáltico pela primeira vez, somando a outras iniciativas que já haviam sido tomadas pelos deputados Adolfo Brito e Alexandre Postal. A Comissão Especial levou o debate para todas as regiões do Estado em audiências públicas realizadas nos municípios de Sertão Santana, São José do Hortêncio, Água Santa, Porto Lucena, Sagrada Família e Boqueirão do Leão. Também foram feitas audiências em Brasília com o Ministério do Turismo e o Ministério do Planejamento. Ao final dos trabalhos, 114 municípios ainda lutavam por pavimentação.

Para analisar novas propostas, em 2011 foi instalada novamente uma Comissão Especial a pedido de Sossella. Durante os trabalhos, foram feitas audiências no Ministério da Fazenda e em 11 municípios gaúchos: Arroio do Padre, Capão Bonito do Sul, Gentil, Sério, Senador Salgado Filho, Lajeado do Bugre, Tunas, Centenário, Linha Nova, Itacurubi e Ibiraiaras. Na ocasião 105 municípios ainda se encontravam sem ligação por asfalto, enfrentando dificuldades diárias e contabilizando prejuízos praticamente incalculáveis.

Uma das audiências significativas ocorreu com o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, no Rio de Janeiro, com o objetivo de elevar o valor do empréstimo para as obras dos municípios sem asfalto. Com esta ação, a Comissão conquistou o incremento de R$ 100 milhões no montante de recursos inicialmente propostos do empréstimo junto ao BNDES para os municípios sem acessos asfálticos. Ou seja, um acréscimo de 20% no valor do investimento.

Em 2013, foi dada sequência ao debate com uma Sub Comissão coordenada por Sossella, promovendo audiências públicas em Planalto, Santo Expedito do Sul, Barão do Triunfo, Capitão, Garruchos, Guabiju e Santa Cecília do Sul. Agora, Sossella inaugura uma nova etapa neste processo de construção de alternativas para as 79 comunidades.

“É difícil compreender que em pleno 2016, temos 16% dos municípios gaúchos nesta situação desigual de não possuir um acesso asfaltado. Por isso é que conclamamos a todos para continuarmos juntos, sem parar, ao lado destas comunidades debatendo e, principalmente, encaminhando todas as ações possíveis junto ao governo do Estado para solucionar o problema da falta de acesso asfáltico aos municípios gaúchos carentes dessa infraestrutura”, conclamou o deputado.

Estiveram presentes também na solenidade os deputados estaduais Zilá Breitenbach (PSDB), Sérgio Turra (PP), Altemir Tortelli (PT), Vinícius Ribeiro (PDT), Gilberto Capoani (PMDB) e Vilmar Zanchin (PMDB); Elcio Soder, prefeito de Sede Nova; João Edemilson Schmitt, prefeito de Tunas; Jorge Agazzi, prefeito de Mato Castelhano; Nicolau Haas, prefeito de Linha Nova; Luiz Mateus Cenci, prefeito de União da Serra; Ademir Presotto, prefeito de Serafina Corrêa; Vanderlei do Amaral, prefeito de Gentil; Ilto Nunes Abrão, prefeito de São Jorge; Claudio Costa Curta, vice-prefeito de Vista Alegre do Prata; Lenomar de Jesus, vereador de Sarandi; Elton Sandini, vereador de Tapejara; Luiz Pinzetta, vereador de Casca; Ezequiel Piccin e Adilio José Batistela, vereadores de Pinhal Grande; Gérson Umberto Chiodi, secretário de Administração de União da Serra, entre outras autoridades e convidados.
 
Gilmar Sossella no Facebook
Curta a página e fique por dentro do que acontece diariamente em nosso mandato
CADASTRE-SE
Clique Aqui  e receba notícias atualizadas 
do Deputado Gilmar Sossella - PDT/RS
     
GILMAR SOSSELLA   MANDATO   NOTÍCIAS   MULTIMÍDIA   IMPRENSA   CONTATO
         
 
Gabinete Central - Porto Alegre   Gabinete Regional - Tapejara   Gabinete Regional - Erechim   Gabinete Regional - Passo Fundo
Praça Marechal Deodoro, 101, 3º andar, Sala 307
CEP: 90.010-300 - Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3210.1290
Fax: (51) 3210.2181
gab.gilmarsossella@al.rs.gov.br
  Av. 7 de Setembro, 1000
Ed. Atualitta - Sala 205
CEP: 99.950-000
Tapejara/RS
  Avenida Sete de Setembro, 39
Sala 12 - CEP: 99700-000
Erechim/RS
  Avenida Brasil, 578
Ed. Avenida Center, 2º Andar, Sala 211
Passo Fundo/RS
Copyrigth 2014 © Todos os direitos reservados - GILMAR SOSSELLA. gab.gilmarsossella@al.rs.gov.br Desenvolvido por: