ECONOMIA
Por: Melissa Bulegon - MTE 11.607
16.10.2017 - 10h:22min
Sossella debate compensações da Lei Kandir em audiência pública na AL
Sossella se manifestou na audiência (Foto: Wilson Cardoso)
Líder da Bancada do PDT na Assembleia Legislativa, o deputado Gilmar Sossella participou da audiência pública, na segunda-feira (16) da Comissão Mista Especial do Congresso que debateu sobre a Lei Kandir. O encontro ocorreu no Plenarinho da Assembleia Legislativa.



"Deixamos claro a nossa posição de que não podemos abrir mão destes R$ 50 bilhões estimados que o Rio Grande do Sul acumula em perdas líquidas. Defendemos que a compensação pode ser a longo prazo, mas sem abrir mão da Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão e da ação que o governo do Estado move visando a discussão sobre a questão de juro composto, o popularmente chamado de juro sobre juro", destacou Sossella.



A Lei Kandir foi criada em 1996 para estimular as exportações brasileiras. No encontro, o deputado trabalhista colocou que nestes 21 anos foi registrado o aumento de 1.537% na exportação da soja. No mesmo período, a exportação de farelo em 39% e de óleo em apenas 5%. "Ou seja, seguimos exportando commodities, mas precisamos incentivar mais a industrialização em nosso país", defendeu.



"Estamos juntos nesta mobilização porque sabemos da importância que este tema tem na vida da nossa população gaúcha. Desde 2014, estivemos a frente de várias ações na questão da renegociação da dívida do Estado com a União e na compensação da Lei Kandir e iremos prosseguir na luta até que tenhamos uma situação que contribua para a recuperação de nosso Rio Grande", completou Sossella.