INFRAESTRUTURA
Por: Melissa Bulegon - MTE 11.607
24.05.2016 - 10h:58min
Comissão Especial dos Municípios Sem Acesso Asfáltico faz audiência pública em Amaral Ferrador
Sossella presidiu audiência em Amaral Ferrador (Foto: Wilson Cardoso)
A Comissão Especial dos Municípios Sem Acesso Asfáltico, presidida pelo deputado estadual Gilmar Sossella (PDT), promoveu na segunda-feira (23) a primeira audiência pública no interior do Estado. O encontro ocorreu no auditório municipal de Amaral Ferrador, na região da Costa Doce.

O município luta pela pavimentação do trecho de 37,5 km até a BR-116, em Cristal. As obras chegaram a iniciar em maio de 1998, por ordem do então governador Antonio Britto, mas foram interrompidas com a troca de governo. Na época, 10% do total do projeto haviam sido executados. Durante a gestão da governadora Yeda Crusius, os trabalhos foram retomados, mas novamente cessaram após a nova troca de comando no Palácio Piratini.

“Foram quase R$ 2 milhões jogados fora e nós seguimos há 18 anos esperando o acesso asfáltico. Mas nós não vamos arredar o pé nunca, não vamos abandonar nunca essa luta porque entendemos que se trata da mega-sena para o nosso município”, destacou o engenheiro aposentado, Leo Araújo.

No encontro também foi ressaltada a necessidade do acesso asfáltico para os municípios de Cerro Grande do Sul, Mariana Pimentel e Sertão Santana, da Associação dos Municípios da Costa Doce (Acostadoce); de Arroio do Padre, Cerrito e Pedras Altas, da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul); de Barão do Triunfo, da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Asmurc); e de Caraá e Itati, da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte).

“São dez municípios sem acesso asfáltico nestas regiões e que queremos que essa realidade mude. Por isso temos a preocupação de fazer sempre a audiência pública em um município que ainda não tenha sido beneficiado com o asfalto. A partir desse encontro iremos fazer uma série de encaminhamentos importantes. Uma delas é a busca por recursos”, destacou Sossella.

Durante a audiência, o deputado informou que nesta quarta-feira (25) se reunirá em Brasília com o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, para conversar sobre alternativas de financiamentos para os municípios sem acesso asfáltico. “Queremos sensibilizar o governo federal para que abra novas linhas de financiamento para o RS e, além disso, disputar recursos do próprio Tesouro, apesar das dificuldades que enfrentamos”, ressaltou o parlamentar.

Para o vereador Paulo Silva (PDT), a reunião foi emocionante e de máxima importância para o andamento do projeto de pavimentação. “Pela primeira vez recebemos uma audiência da Comissão Especial dos Municípios Sem Acesso Asfáltico aqui em nossa Amaral Ferrador. Nós só temos a agradecer por termos recebido essa oportunidade de debater os problemas enfrentados com a situação da ERS-354, entre Amaral e Cristal”, enfatizou.

O encontro contou também com a presença dos deputados estaduais Zé Nunes (PT) e Pedro Pereira (PSDB); Fábio Campos, representante da Secretaria do Estado de Planejamento; vice-prefeito de Cristal, Rudi Trapp; João Carlos, presidente da Câmara de Vereadores de Amaral Ferrador; demais vereadores, lideranças e participantes da região.