EMPREGO
Por: Cleber Bertoncello - MTE 11.413
21.11.2014 - 17h:22min
Presidente da Assembleia integra Comissão de Acompanhamento do Polo de Charqueadas
Sossella participou de importante reunião na sexta-feira, no Palácio Piratini (Foto: Rosângela Borges)
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Gilmar Sossella (PDT), é um dos integrantes da Comissão de Acompanhamento do Polo Naval do Jacuí, formada na sexta-feira (21) pela manhã pela Secretaria do Gabinete dos Prefeitos e Relações federativas do governo estadual.

Integram a comissão, as secretarias do Gabinete dos Prefeitos, do Trabalho e Desenvolvimento Social, a coordenação de Assessoramento Superior do Governador, a prefeitura de Charqueadas, a Associação dos Municípios da Zona Carbonífera e o Sindicato dos Metalúrgicos de Charqueadas.

Caberá ao grupo acompanhar o desenvolvimento de três ações definidas no encontro. A primeira é a realocação dos trabalhadores em outras indústrias da região e a manutenção das rescisões trabalhistas.

A segunda é a liberação de licenças da Fepam para a Metasa, a fim de que esta permaneça mantendo parte dos trabalhadores reduzindo prejuízos e a terceira a busca por uma nova empresa que possa operar no Polo Naval do Jacuí.

O secretário Jorge Branco, do Gabinete dos Prefeitos do governo estadual, garantiu que em uma semana várias ações serão feitas pelas secretarias, onde cada pasta ficou responsável por uma demanda.

Na próxima sexta-feira (28), um novo encontro deverá ocorrer para avaliar avanços e perspectivas.

“Saímos deste encontro contentes em saber que a Metasa pretende permanecer em Charqueadas, o que reduz os prejuízos de centenas de trabalhadores, que receberam incentivos e treinamento por esta grande indústria marauense. Cabe ao governo estadual viabilizar e agilizar a liberação dos alvarás para que a Metasa possa seguir operando. Estamos juntos há meses nesta luta incansável da prefeitura de Charqueadas e continuaremos firmes cobrando ações”, disse Sossella.