SESSÃO SOLENE
Por: Rosângela Borges
29.10.2014 - 18h:18min
Sossella preside a sessão solene pelos 25 anos da Constituição Estadual
Deputados constituintes foram homenageados durante a sessão (Foto: Marcelo Bertani )
O presidente da Assembleia Legislativa gaúcha, deputado estadual Gilmar Sossella (PDT), presidiu na tarde desta quarta-feira (29), no Plenário 20 de Setembro, a sessão solene dos 25 anos da Constituição Estadual.

A Carta Magna dos gaúchos foi promulgada em 3 de outubro de 1989, pelo então presidente da Casa, deputado Gleno Scherer, que se fez presente no ato. A sessão solene foi proposta pela deputada Elisabete Felice (PSDB), onde representantes de todas as bancadas tiveram a oportunidade de se manifestar sobre o tema.

Ao abrir a solenidade, Sossella destacou os trabalhos desenvolvidos pelos parlamentares Constituintes e servidores da Casa, à época. “Ao celebrarmos os 25 anos da Constituição Estadual, o nosso pensamento retorna aos tempos daqueles dias de trabalho intenso, extenuante e de enorme responsabilidade, no sentido de fazer justiça com o passado, fortalecer o espírito democrático no presente e solidificar o futuro da democracia gaúcha”, observou. E lembrou que o resultado foi uma Constituição moderna, que serviu de modelo para outros Estados brasileiros e que levou o Parlamento rio-grandense a se atualizar, “facilitando o acesso e criando ferramentas que incentivam os gaúchos a virem a esta Casa participar ativamente das discussões e das decisões aqui tomadas”.
O presidente também fez uma saudação especial ao deputado Algir Lorenzon (PMDB), que foi o responsável pela instalação da Assembleia Estadual Constituinte, em 1989, antes do mandato de Gleno Scherer.

A deputada Elisabete Felice, autora do requerimento de homenagem e esposa do deputado constituinte, Sanchotene Felice, usou da palavra para destacar que “a Constituinte estadual recuperou, redimiu a história e impôs, novamente, a democracia em nosso Estado”. E acrescentou: “Tenho a convicção de que a Constituição de 1989 é o diploma constitucional mais democrático e eficiente de nossa história”.

A solenidade teve início com a execução do Hino Nacional e encerramento com o Hino Rio-grandense pela Banda de Música da BM, regida pelo Zonir Menezes.

Entre os presentes na sessão, o deputado constituinte, presidente da AL em 1989, Gleno Scherer, o procurador-geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, o prefeito de Porto Alegre e deputado constituinte, José Fortunati, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, César Miola, o governador eleito, José Ivo Sartori,


Exposição

Também comemorando os 25 anos da promulgação, o Memorial do Legislativo organizou exposição no salão Júlio de Castilhos. A mostra exibe três totens divididos entre as fases da Constituinte (instalação, processo e promulgação da Constituição). Os totens são compostos por 32 fotografias do acervo do Memorial do Legislativo. Além desse material, ainda serão expostos o livro original de assinaturas e objetos relativos ao processo que iniciou em 26 de outubro de 1988 e culminou com a promulgação da nova Constituição dos gaúchos, quase um ano depois. A exposição está aberta ao público na parte da manhã (8h30-11h30) até quinta-feira (30).